Queluz e seus pontos turísticos

Dia desses uma professora de história de S.J dos Campos postou um comentário:

 Olá Sílvia, já que gosta de passear pela internet, convido-a a conhecer o meu blog http://misteriosdovale.blogspot.com e assim você aproveita e me dá umas dicas de onde levar meus alunos para passearem em Queluz,
abraços
Sônia Gabriel”

Moro em Queluz há pouco tempo, conheço poucas pessoas  e saio pouco de casa rsrsrs. Então não pude ajudá-la. Mas com certeza ela encontrou as pessoas certas, pois essa semana postou algumas fotos do passeio com alunos aqui em Queluz.  
Sabendo que essas dicas interessam a tantas outras pessoas entrei em contato com o pessoal da prefeitura que gentilmente sugeriu um roteiro. 

"Boa Tarde Silvia,
 Será uma honra para nós recebe-la aqui bem como a professora e seus alunos. Agradecemos desde já o contato.Segue uma sugestão de roteiro: 

Estação Ferroviária, a primeira do Estado de São Paulo, a ser aberta ao tráfego em 1874 pela Estrada de Ferro D. Pedro II. Foi desta Estação que o trem blindado fez a sua estréia na revolução de 32: saindo de Queluz, aparece ele de surpresa fazendo "uma incursão diabólica nas linhas inimigas em direção ao Rio de Janeiro. Causou pavor entre os ditatoriais, que abandonaram as suas posições, as quais infelizmente não puderam ser retomadas pelos nossos; como sempre, faltavam tropas frescas aos paulistas". (Fontes: A Revolução de 32, Hernani Donato, 1982; Max Vasconcellos, 1928).

Prédio do Fórum - Construído em 1900, para ser a Cadeia Pública. Seu primeiro juiz foi, o Dr. Francisco de Paula Oliveira Borges, filho do Visconde de Guaratinguetá. Localizado na Praça Portugal, 174, prédio pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.
Prédio do Centro Cultural - Construído em 1824, possui dois andares, feito de alvenaria de pedra bruta e lavrada; madeira lavrada; taipa de pilão e taipa de mão. Em estilo colonial, possui 20 janelas e 21 cômodos. Na parte externa um jardim com aproximadamente 1.800 m². Construído inicialmente para ser Casa Paroquial e posteriormente também como Santa Casa de Misericórdia.
FAZENDA RESTAURAÇÃO: Marco imponente de uma época. Construída em 1867, por Teodoro Carlos da Silva, influindo assim em todas as edificações das décadas de 50 e 60, já período de ouro da cafeicultura local. O nome Restauração foi escolhido por Teodoro Carlos da Silva querendo homenagear nosso Imperador, presente nas recordações do pai e do avô anfitrião, atentou para o cometimento político da restauração da legalidade monárquica portuguesa, último gesto de bravura de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal.
SOBRADO ONDE RESIDIU O GRANDE EMPRESÁRIO DO CAFÉ: Belíssima casa onde residiu um dos maiores plantadores do café, o Ex-Prefeito Francisco Thomaz da Silva. Construída no primeiro quartel do século XX, em estilo neoclássico.
CASA DE MALBA TAHAN: Construção térrea datada de 1860, feita de taipa de mão, madeira lavrada e telhado com telhas de coxa. Nela morou por muitos anos a família Melo e Souza, da qual faziam parte os irmãos escritores Júlio César de Mello e Souza, que se consagrou sob o pseudônimo de Malba Tahan, e João Batista de Mello e Souza. Nesta casa no último quartel do século XIX, o pai de Malba Tahan fundou a primeira Escola particular da cidade.
PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR – Projetado e construído em 1915, foi projetado, em 1913, pelo Engenheiro Isac Pereira Garcez, do Departamento de Obras Públicas. Foi utilizado também como Quartel General das tropas Paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Possui dois pavimentos, sendo o inferior um porão utilizável. Estilisticamente, insere-se no contexto eclético que define a arquitetura das Escolas Paulistas do início do período Republicano. Tombado pelo Condephaat em 8/6/1989.
IGREJA MATRIZ - O primeiro lugar que houve nesta Aldeia, destinado para a celebração dos Santos Mistérios, foi um oratório de quarenta e cinco palmos de comprimento e trinta de largura, em que se incluía a Capela e o âmbito para os assistentes, sacristia e batistério. Em 20 de novembro de 1803, o Padre Francisco da Costa Moreira, visitador da Comarca por designação de D. Mateus Abreu Pereira, benzeu solenemente o seu âmbito como a sacristia, e lugar da Pia Batismal, em presença do Reverendo Pároco Francisco das Chagas Lima, Clero e povo, passando o Oratório a denominar-se Igreja Matriz de São João de Queluz. Junto à porta desse oratório situava-se o cemitério com trinta palmos "em quadra", que foi bento pelo Padre Francisco das Chagas Lima, no dia 13 de maio de       1803. Toda construída com taipa de pilão.
PONTE GOV. MÁRIO COVAS – Construída um pouco acima da ponte metálica que foi dinamitada durante a Revolução de 32, é um vigoroso amplexo de um só arco magnífico, inaugurada em 1937. É considerada um dos cartões postais da cidade.

Em relação a Fazenda  Restauração, a distancia é de aproximadamente 12 km do centro o acesso é difícil para veículo grande e hoje pertencente a um Advogado de São Paulo que até a presente data não autoriza a visitação, (salvo raríssimas excessões), o que é uma pena.

No aguardo inclusive do dia.....

Cordialmente


JULIANA RIVELO MENDES
Ass. de Turismo e Eventos
queluz.cultur@terra.com.br"
Fone: (12) 3147-1751



Fica a dica para um fim de semana, para agendar um passeio entre em contato com a Juliana.






Comentários

  1. Que lugares lindos. Ótimos pra se descansar, refletir.... obrigada por compartilhar. Deus abençoe seu dia. Bjs docinhos

    ResponderExcluir
  2. LINDOS LUGARES!OLHA EU AQUI DE NOVOO,RSRSR...
    MEU BLOGUINHO ESTÁ CONCORRENDO AO PRÊMIO MELHOR BLOG ,MAIS VISITADO ,PRA VOTAR É SÓ DAR UM PULINHO no http://saladamixtta.blogspot.com/ E CLICAR NO ARTESARÔ. CONTO COM VOCÊ ! OBRIGADA,
    BJOS,
    RÔ(ARTESARÔ)

    ResponderExcluir
  3. ADORO HISTÓRIA! PARABÉNS PELO SEU BLOG...JÁ ESTOU TE SEGUINDO A UM TEMPO, NÃO QUERO PERDER NADA
    BJINHO!
    http://niviafaverartatelie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nivia querida... nao consigo comentar em seu blog... q triste...

    Passei por lá hj e peguei meu selinho...
    Muito obrigada... fico muito feliz...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. como e o porao da nadir zadra ribaldo a escola de porto ferreira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas